Ninguém Sai Vivo Daqui: novo filme de André Ristum estreia nesta quinta

“Ninguém sai vivo daqui”, dirigido por André Ristum, chega aos cinemas brasileiros em 11 de julho. O filme é inspirado no livro “Holocausto Brasileiro”, de Daniela Arbex, e retrata a história de Elisa, uma jovem internada à força no hospital psiquiatrico Colônia, em Barbacena, após engravidar do namorado, que não era aprovado pelo pai, nos anos de 1970.

Elisa, interpretada por Fernanda Marques, enfrenta abusos no hospital e, junto com outros pacientes, busca uma maneira de fugir. O elenco também conta com Andréia Horta, Augusto Madeira e Rejane Faria. A produção se destaca pela escolha artística de manter a trama toda em preto e branco, escolha estética que reforça a atmosfera sombria do hospital.

O filme aborda a questão dos hospitais psiquiátricos no Brasil, um tema ainda relevante, mesmo após a reforma psiquiátrica de 2001. Ristum destaca a importância de discutir esse assunto não resolvido, e junto com Marco Dutra e Rita Gloria Coelho, escreveu o roteiro e realizou uma intensa pesquisa para trazer autenticidade à história. O diretor visitou o antigo hospital Colônia, onde morreram cerca de 60 mil pessoas, conversou com especialistas e acessou fotos históricas para criar personagens fictícios que se conectassem às figuras reais. É uma obra que promete levantar importantes questões sociais sobre a luta antimanicomial. 

A produção é da Sombumbo e TC Filmes, em coprodução com Gullane, Geração Entretenimento, Canal Brasil e Karta Film, e a distribuição é da Gullane+ em codistribuição com a SPCine. O filme também conta com patrocínio da MAG Seguros, com o apoio institucional da ANCINE e fomento via ProAC Editais e Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo. “Ninguém Sai Vivo Daqui” estreia nesta quinta-feira nos cinemas brasileiros.