Por Bruna Zinetti
06/03/2025
A revista Marie Claire publicou uma matéria destacando o impacto das mulheres no cinema nacional, e Débora Ivanov, sócia da Gullane e diretora da distribuidora Gullane+, foi um dos nomes ressaltados. Com uma trajetória marcante no setor audiovisual, ela se consolidou como uma das principais figuras do cinema brasileiro.
O texto enfatiza a contribuição de Débora para a indústria, ao lado de outras mulheres influentes, como a atriz Camila Pitanga, a CEO da produtora Conspiração Filmes, Renata Brandão, e a produtora do filme Ainda Estou Aqui, Maria Carlota Bruno, entre outras. O reconhecimento dessas profissionais evidencia o crescimento e a relevância feminina no setor audiovisual brasileiro.
Além do impacto dessas profissionais, a matéria da Marie Claire também aborda a evolução da presença feminina em diferentes frentes do cinema, os desafios ainda enfrentados por profissionais do setor e a necessidade de mais investimentos em iniciativas que promovam a equidade de gênero na indústria cinematográfica brasileira.
“Entre 2018 e 2021, as produções dirigidas por mulheres apresentaram melhor desempenho em termos de público e receita do que a média geral. Essas obras representaram 39% do público e 45% da renda, apesar de corresponderem a apenas 19,2% do total de produções. A presença de mulheres em cargos de liderança vai além da justiça social; é uma questão de inteligência econômica. Estudos mostram que isso significa melhores resultados financeiros”, analisa Débora Ivanov.
Débora ressalta que, no Brasil, assim como na maioria dos países, ainda existe uma disparidade salarial entre homens e mulheres, além de um acesso limitado das mulheres a filmes de grande orçamento. Por isso, a necessidade de união e organização é fundamental. “São lideranças do mercado que lutam por essa causa, colaborando com políticas públicas e iniciativas do setor privado”, destaca.
Para conferir a matéria completa sobre a presença feminina no cinema brasileiro, acesse o site da Marie Claire.